segunda-feira, 23 de maio de 2011

A UNIVERSIDADE FEDERAL EM GRAJAÚ

O município de Grajaú seguindo a marcha da revolução educacional em que se encontra nosso país, rumo a uma educação de qualidade, tem coroada a comemoração de seu bicentenário com a Construção do Campus Universitário da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que visa atender áreas do centro-sul do Estado do Maranhão. Localiza-se a margem esquerda da BR 226, no sentido Grajaú Porto Franco, ocupa atualmente uma área de 2 hectares, que brevemente será acrescida de mais 10 hectares, terreno que se encontra em fase de tramitação na Câmara Municipal para doação à universidade pela Prefeitura de Grajaú. Contará inicialmente com 8 salas de aulas, Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório de Física, Química e Biologia, Auditório, salas administrativas, banheiros e lanchonete, tudo dentro do moderno padrão de acessibilidade.O Campus funciona em espaço provisório, cedido pelo município e, conta com 2 cursos regulares e 3 três Cursos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PROFEBPAR, em cumprimento a convênio firmado entre o Ministério da Educação com a Universidade Federal do Maranhão e o Município de Grajaú, sob a direção da Profª. Ma. Sandra Maria Barros Alves Melo. Convém lembrar que os cursos atendem a demanda de universitários do município e dos municípios circunvizinhos, além de abrigar alunos de outros estados da federação.Em 6 de agosto de 2010, às 08h, tivemos a aula inaugural dos Cursos de Educação Física 2ª Licenciatura e Pedagogia 1ª Licenciatura, sendo 02 turmas de Pedagogia com 103 alunos, 01 turma de Educação Física, com 20 alunos.No mês de setembro, precisamente no dia 08, às 19:00h, foram iniciadas as aulas dos Cursos Regulares: Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Ciências Naturais, a que foram seguidas no mês de outubro da aula inaugural, comemorativa a 2ª entrada de alunos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica: 02 turmas de Pedagogia com 110 alunos  01 de  Educação Física com 25 alunos e  01 turma de Física com 20 alunos, totalizando assim  07 turmas  e 278 alunos.
Ressalta-se que no ato solene de recepção aos Calouros dos Cursos Regulares ocorrido em 16 de agosto de 2010, fomos agraciados com a presença do Magnífico Reitor Dr. Natalino Salgado Filho e sua comitiva composta: pela Assessora de Interiorização Profª Dra. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; pelo Pro – Reitor de Gestão e Finanças, Profº. Dr. Luis Américo Barroqueiro, Pro – Reitor de Pesquisa e Pós – Graduação, Profº. Dr. Fernando Carvalho Silva; Pro – Reitor de Extensão, Profº. Dr. Antonio Luiz Amaral Pereira; Profª. Dra. Iran de Maria Leitão Nunes (representado o Pró – Reitor de Ensino); Pro – Reitora de Recursos Humanos, Srª. Maria Elisa Cantanhede Lago Braga Borges; Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Srº. Nélio Alves Guilhon; Diretora do Campus de Grajaú, Profª. Ma. Elisangela Milhomem.
Na ocasião o magnífico Reitor foi homenageado com o título de Cidadão Grajauense, honraria feita pela câmara municipal em atendimento a pedido do Excelentíssimo Prefeito de Grajaú Dr. Mercial Lima de Arruda. 
A solenidade foi prestigiada pelos membros da Assembléia Municipal e por autoridades locais, dentre elas: Srª Lenilce Sá Arruda, 1ª Dama do Município; Srº Antonio Matias do Nascimento, Vice Prefeito Municipal, Sr. Clesiomar Martins Viana, Presidente da Câmara; Profº José Jairo Sousa da Silva, Secretário Municipal de Educação; Srº. José Maria Pereira, Diretor do Campi da UEMA em Grajaú; Profª. Esp. Romina Hérica Melo Sousa, Coordenadora do Polo da UAB em Grajaú e Profª. Esp. Cristina Torres Ferreira, Coordenadora Municipal do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PROFEBPAR.
Desde a primeira aula inaugural até o momento o campus promoveu o I Seminário de Educação Física “Demandas e Proposições Curriculares atuais para a Formação na Educação”, que contou com a presença de professores Mestres e Doutores e contou com um público de mais de 100 cursistas; participou do X Encontro Humanístico – organizado pelo Centro de Ciências Humanas, localizado no Campus do Bacanga em São Luís_MA; e, já tem agendado para o mês de julho de 2011 I Seminário Interdisciplinar, I Seminário de Física e o II Seminário de Educação Física. No mês de agosto de 2011, haverá novas matrículas tanto para os cursos regulares como para o PROFEBPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário