quinta-feira, 3 de maio de 2012

GRAJAÚ SERÁ SEDE DO SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Maranhão recebe seminário sobre Sistema Municipal de Cultura

De 9 a 11 de maio, o municio de Grajaú, no Maranhão, será sede do primeiro Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura a ser realizado na região. O encontro promoverá oficina de orientação sobre a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, na ocasião, os interessados poderão ainda assinar o Acordo de Cooperação Federativa. O evento acontece no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Grajaú, iniciando sempre às 8h.
O Seminário é voltado para os gestores públicos e dirigentes de cultura dos 42 municípios da Mesorregião do Centro Maranhense, cidades pertencentes às três Microrregiões Maranhenses de Presidente Dutra, Médio Mearim, e Alto Mearim e Grajaú, com o propósito de tirar dúvidas e prestar-lhe explicações a respeito da implementação do Sistema Municipal de Cultura.
Na programação, o primeiro dia tem início com um apanhado sobre as manifestações e políticas culturais de Grajaú e das cidades vizinhas. Dando continuidade, haverá a apresentação do Sistema Municipal de Cultura, para explicar propostas e procedimentos para elaboração dos Planos Municipais de Cultura e iniciando os debates setoriais, que abarcarão, até o final do evento, as áreas de Livro, Leitura e Literatura, Música, Artes Cênicas, Pesquisa e Documentação, Patrimônio Material e Imaterial, Indígena, Cultura Popular, Comunicação e Cultura e Educação e Cultura.
Na sexta-feira (11), também às 8h, acontecem as oficinas do Sistema Nacional de Cultura com a consultora do Ministério da Cultura e Unesco, Cristina Vale. Esta etapa, corresponde à parte prática do seminário dividida em Grupos de Trabalho (GT). O primeiro GT pretende dar orientações gerais mediante a situação de cada município integrado ao SNC, fornecendo informações a respeito da situação destes municípios junto à Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).
Clique aqui para baixar a programação completa do seminário.
O segundo GT será direcionado para os dirigentes dos municípios não integrados ao Sistema, no qual serão fornecidos esclarecimentos sobre o processo de adesão e preenchimento dos formulários do Acordo de Cooperação Federativa. O último Grupo de Trabalho terá foco nas cidades que desejam elaborar seus Planos Municipais de Cultura (PMC), apresentando casos de cidades que já aderiram ao Sistema e constituíram um planejamento estratégico que irá nortear as políticas culturais da cidade pelos próximos 10 anos, a exemplo do PMC de Esperantinópolis, região do Médio Mearim.
O Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC), em parceria com a Secretaria de Cultura de Grajaú, com o objetivo de consolidar a implementação de uma política nacional de Cultura que integre as esferas de governo Federal, Estadual e Municipal.
Serviço:
Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura
Data: 9 a 11 de Maio
Horário: 08h às 17h
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Grajaú
Endereço: Avenida Aurila Maria dos Santos Barros Sousa, s/n, Bairro Frei Alberto.
Informações: (99) 3532-7128 – Atendimento das 8h ás 21h30 – Elma (manhã), Janete e Ariana (tarde), Sarah e Aline (noite); (81) 3117-8462 / 9514-8290 – Cristina Vale – consultora Unesco/MinC para o Sistema Nacional de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário